Quando se fala em manutenção de implantes, não nos referimos em “troca de peças”, mas em cuidados com higienização, mastigação e o comprometimento do paciente em relação as visitas regulares ao consultório, certificando a preservação da saúde dos tecidos ósseo e gengival em torno do implante.
A manutenção pode ser dividida em: cuidados diários – em casa, e cuidados profissionais – no consultório. A higiene do paciente com implantes não é muito difícil e pode ser feita da mesma forma que uma pessoa com dentes naturais (escovar após as refeições, o uso de fio dental e antissépticos bucais para prevenir a formação de placa bacteriana, cáries nos dentes remanescentes, gengivites, periodontites e periimplantite). Alguns modelos de próteses tipo protocolo exigem uma atenção especial quanto à higienização.
As visitas regulares são parte importante no primeiro ano após a cirurgia para colocação dos implantes, para manutenção dos implantes e das próteses.
As visitas nos anos seguintes tornam-se necessárias para que ocorra um acompanhamento da saúde e da preservação dos tecidos ósseos e gengivais em torno dos implantes.
O paciente que fez implantes com a intenção de substituir dentes que foram perdidos por causa de doença periodontal precisam ter cuidados redobrados com a higiene oral e retornar com mais frequência ao consultório.
O intervalo das visitas irá variar de cada caso, em média nos primeiros 2 anos, as consultas deverão ser de 6 em 6 meses.
Deve-se ter cuidado ao mastigar alimentos muito duros. O cuidado com a mastigação do paciente com implantes deve ser idêntico ao de pessoas com dentes naturais.
Ocasionalmente pode ser necessário a trocar de alguma peça, quando:
- Paciente descuidado com higiene oral e porventura houve a corrosão de algum dos materiais;
- O paciente mastigou algum alimento ou objeto muito duro e correu fratura da prótese;
- Quando a doença periodontal retorna e reabsorve o osso e/ou a gengiva que sustentavam o implante e o mesmo fica “mole” ou caiu. Em casos como esse pode ser necessário realizar enxerto para reconstrução.