Serviços de Odontologia
Atendimento Odontológico>
Atendemos diversas especialidades da odontologia com profissionalismo e ampla experiência, para a sua saúde dental e de sua família.
Cirurgia Dental
Diagnóstico e tratamento cirúrgico de problemas que vão desde a remoção de dentes inclusos (sisos), apicectomias, desordens da articulação temporo-mandibular, trauma facial, cirurgia corretiva das deformidades dos maxilares, patologia oral ou implantes dentários.
Clareamento Dental
Branqueamento dos dentes com o objetivo de uma estética dental mais satisfatória.
Há dois tipos de clareamento dental:
Caseiro: o cirurgião-dentista fornece o agente clareador e a moldeira adaptável aos dentes. O tratamento é realizado pelo próprio paciente em sua casa com a supervisão do cirurgião-dentista.
Realizado no consultório: o dentista utiliza um agente clareador mais forte, com a devida proteção para a gengiva, lábios e bochechas para evitar queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora: luz halógena ou laser, que promoverá uma intensificação do clareamento, podendo ser realizado em apenas uma sessão.
Dentística Restauradora
Cuida da cosmética e da restauração dental, devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou danificados por fenômenos como abrasão e erosão.
Conhecidas popularmente por obturações, as restaurações dentárias são feitas com materiais resistentes e duradouros devolvendo a forma e função do dente danificado. Um dos focos da dentística restauradora é a estética, ainda que seja também uma medida importante para a saúde individual, uma vez que a permanência de cáries pode causar problemas de vários níveis.
Endodontia
Conhecida popularmente como “tratamento de canal”, essa especialidade cuida de toda a parte interna do dente, motivada, em grande parte por uma cárie que se aprofunda e chega até a polpa do elemento dentário, causando inflamação e infecção.
Algumas indicações que apontam a necessidade do tratamento endodôntico podem ser:
• Dor espontânea ou aguda ao morder;
• Sensibilidade a alimentos quentes ou frios;
• Cárie severa ou lesão que cria um abscesso (infecção) no osso.
O tratamento de canal pode ser feito com instrumentos manuais ou instrumentos instrumentos elétricos rotatórios, que diminuem o tempo das consultas e aumentam o índice de sucesso dos casos.
Facetas de Porcelana | Lentes de Contato
O uso das facetas de porcelana – consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia estética – além de devolver o sorriso, pode clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato e solucionar a aparência do esmalte dental desgastado.
O tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:
• Necessidade estética;
• Qualidade da função mastigatória;
• Expectativa do paciente;
• Integridade da estrutura dentária remanescente;
• Durabilidade esperada.
Implantodontia
Reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, em que se implanta um parafuso, geralmente de titânio, no interior do tecido ósseo, na região dos dentes ausentes. O titânio tem a propriedade única da osseointegração, ou seja, de incorporar-se ao osso.
Normalmente, entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a colocação da prótese. Mas há como agilizar o processo, através de uma técnica recente chamada “carga imediata”, que propõe a colocação do implante (parafuso de titânio) e da prótese (parte do dente visível para fora da gengiva) sem o tempo de espera entre uma etapa e outra.
Laserterapia
Procedimento indolor feito com a aplicação de raios laser que irão acelerar e recuperar lesões em ossos, músculos, nervos e tecidos da face.
O laser não cirúrgico tem uma série de indicações e pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos sempre que haja necessidade de um efeito local, já que estimula a microcirculação e o trofismo celular local, ou ainda quando se necessita de um efeito terapêutico geral.
Promove o alivio de dores de diversas etiologias, incluindo hiperestesia dentária, dores de origem pulpar, nevrálgicas, musculares, de tecidos moles, pré e pós-operatórias
Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Prevenção, intercepção e correção das más-oclusões dentárias por meio de análise do crescimento e desenvolvimento da face, bem como da dentição decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade.
Tipos de Aparelhos
Fixos: unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.
Removíveis: encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente.
Periodontia
Prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). Uma Infecção causada por bactérias afeta os tecidos que rodeiam os dentes, caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, que favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, somando às limpezas periódicas feitas pelo dentista. O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também a alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc. O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes usando os instrumentos de raspagem. Em alguns casos, estes instrumentos não atingem toda área da raiz comprometida e as cirurgias são indicadas, para facilitar o acesso.
Próteses Dentárias
Procedimento destinado à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de repor e proteger funções articulares.
A mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo e corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem a partir de uma mastigação deficiente.
Existem alguns tipos de Próteses:
Removíveis: próteses parciais ou totais que irão substituir a ausência de um ou mais dentes perdidos devolvendo a estética e a função (mastigação). Devem ser removidas após a alimentação para limpeza dos dentes e da prótese e recolocadas em seguida pelo próprio paciente.
Fixas: próteses parciais ou totais confeccionadas sobre os dentes remanescentes ou sobre implantes dentários, devolvendo um ou mais dentes perdidos. O paciente deve fazer a higiene com auxílio de um aparelho chamado WaterPik além da escova e pasta de dente convencional, para limpeza dos dentes ou implantes que a seguram a prótese.
Overdenture: próteses totais (dentadura) removíveis fixadas sobre dois ou mais implantes dentários devolvendo a estética, função e fonação. Devem ser removidas para higiene e limpeza da prótese e dos componentes que fixam a prótese sobre os implantes.
Protocolo: próteses totais (dentadura) fixadas em cima de quatro a seis implantes onde somente o dentista consegue sua remoção. O paciente com auxílio de um parelho chamado WaterPik, além da escova e pasta de dente convencional se faz a limpeza da prótese e dos componentes sobre os implantes.